Foto: Jefferson Peixoto / SECOM PMS
O Festival Virada Salvador entrou no terceiro dia de shows e 300 mil pessoas já passaram pela Arena O Canto da Cidade, desde o dia 27 de dezembro, início do evento. A contagem do publico conta com a tecnologia de Inteligência Artificial (IA), desenvolvida por uma empresa baiana, a Hive Computer Vision.
A ferramenta, utilizada desde o ano passado, dispõe de 50 câmeras e drones distribuídos por todo o espaço da Arena. Com a Inteligência Artificial, é possível contar o número de pessoas e verificar padrões de acordo com o horário de cada show realizado.
No primeiro dia do festival, Ivete Sangalo arrastou 194 mil pessoas para a Arena, maior público até agora. Bell Marques foi a atração com maior público no sábado (28), reunindo mais de 100 mil pessoas. A IA ainda tem a capacidade de definir ambientes com mais e menos concentração de público e elaborar relatórios de dados quantitativos.
O presidente da Empresa Salvador Turismo – Saltur, Isaac Edington, destacou o sucesso da tecnologia. “Contabilizamos com o auxílio da inteligência artificial mais de 100 mil pessoas na arena apenas em um único show. A noite de sábado foi incrível, muito tranquila e confortável para o público que veio assistir aos shows de seus artistas preferidos. Um verdadeiro sucesso”.