O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) foi reeleito para mais um mandato à frente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) durante sessão realizada na tarde desta segunda-feira (3), no Plenário Orlando Spínola. Menezes obteve 61 votos, contra apenas 1 voto do deputado Hilton Coelho (PSOL). Apenas o parlamentar Matheus Ferreira (MDB) não participou da votação, que contou com a presença dos demais deputados estaduais.
A votação, realizada de forma secreta, foi conduzida por meio de cédulas de papel depositadas em urna, com chamada nominal em ordem alfabética dos parlamentares. Apesar da possibilidade de surpresas típicas em eleições secretas, o resultado confirmou a força política de Menezes, sem indícios de traições dentro da base.
Além da presidência, outros nove integrantes foram eleitos para compor a Mesa Diretora da AL-BA, com mandatos válidos para o biênio 2025-2027. A deputada Ivana Bastos (PSD) foi indicada como 1ª vice-presidente da Casa. Caso haja questionamentos jurídicos sobre a validade do novo mandato de Adolfo Menezes, Ivana poderá ter a responsabilidade de conduzir uma nova eleição para a presidência da Assembleia.
Com o resultado divulgado, os eleitos tomaram posse imediatamente, dando início ao novo ciclo da Mesa Diretora.