A Prefeitura de Salvador intensificou as medidas para aumentar a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes envolvendo os mais vulneráveis: ciclistas, pedestres e corredores. Por meio da Transalvador, a gestão tem investido em infraestrutura, educação e ações práticas que impactam diretamente a mobilidade urbana.
Entre as medidas adotadas, destaca-se a ampliação da malha cicloviária e a redução de velocidade em algumas vias. O projeto Zona 30, implantado no bairro do Bonfim em 2021, reduziu o limite de velocidade de 50 km/h para 30 km/h e transformou a área em um modelo de segurança viária reconhecido internacionalmente pelo guia Designing for Safe Speeds.
A Transalvador também promove projetos que estimulam o uso seguro das vias. Aos domingos e feriados, a Avenida Magalhães Neto é fechada ao tráfego de veículos para o programa Ruas de Lazer. Nas terças e quintas, no início da manhã, o local é utilizado como Área de Proteção ao Ciclista de Competição.
Além das mudanças estruturais, a educação tem sido um pilar central das ações. Campanhas de conscientização, palestras em escolas e programas voltados para diferentes faixas etárias estão sendo promovidos. “Hoje, os projetos vão desde crianças do ensino básico até universitários. Empresas também podem solicitar ações educativas”, explica Myriam Bastos, gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador.
Ela também reforça a importância da direção defensiva e do respeito à legislação. “Condutores de veículos maiores devem respeitar os mais vulneráveis. A distância mínima de 1,5 metro ao ultrapassar ciclistas é obrigatória e salva vidas”, alerta.
O combate a comportamentos de risco também faz parte das ações. O uso de celular ao volante, a combinação de álcool e direção e o excesso de velocidade continuam entre os principais fatores de acidentes graves.
Como apoio às ações da prefeitura, o programa Motorista Vai de Boa, do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), já capacitou mais de 4 mil motoristas de ônibus em parceria com a Semob. No curso, os motoristas passam por experiências práticas e simuladas para entender o ponto de vista dos ciclistas e aprender a conviver de forma segura no trânsito.
A coordenadora do MSVB, Liana Oliveira, dá orientações essenciais aos ciclistas: atenção redobrada, nada de celular ou fones de ouvido e respeito à sinalização. “Fones impedem que o ciclista ouça o trânsito e aumentam o risco de acidentes”, ressalta.
O educador esportivo Fábio Cuba também orienta ciclistas e corredores a evitarem vias perigosas e priorizarem espaços planejados. Ele recomenda ciclovias, ciclofaixas e vias de baixo tráfego, além de parques e calçadões para quem corre. “Se for correr na rua, que seja no sentido contrário aos carros para aumentar a visibilidade”, sugere.
Por fim, Myriam Bastos alerta para o uso de roupas claras, atenção aos pontos cegos dos veículos e calçados adequados como medidas simples que podem salvar vidas.

