Bruno Reis vistoria áreas de risco no Subúrbio, autoriza obra emergencial na orla de Tubarão e anuncia mais 45 contenções

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, realizou nesta quarta-feira (22) uma série de vistorias em áreas de risco no Subúrbio Ferroviário, atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias. Durante a agenda, o gestor autorizou uma obra emergencial para recomposição das contenções marítimas na orla de Tubarão, que foi danificada pelo avanço da maré. Além disso, anunciou a construção de mais 45 novas contenções de encostas em pontos críticos da cidade.

“Estamos autorizando de imediato a recomposição das contenções aqui em Tubarão, que cederam com as marés e ventos intensos. Salvador tem enfrentado fenômenos climáticos cada vez mais extremos e precisamos reagir com agilidade”, afirmou Bruno Reis.

O prefeito também esteve na comunidade do Mamede, no Alto da Terezinha — uma das regiões com maior número de áreas de risco da capital baiana —, onde acompanhou obras de contenção, drenagem e infraestrutura que estão em fase final e devem ser concluídas nos próximos dois meses.

A Prefeitura está finalizando o orçamento para as 45 novas contenções, com investimento estimado em R$ 120 milhões. Com elas, Salvador chegará a mais de 600 áreas protegidas contra deslizamentos nos últimos anos. “Essa estratégia tem sido fundamental para garantir mais segurança às famílias nos períodos de chuva intensa”, destacou o prefeito.

Diante da continuidade das chuvas, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) elevou o nível de risco para Alerta. De acordo com o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, já há registros de acumulados superiores a 150 mm de chuva em algumas regiões da cidade desde segunda-feira (20).

“Estamos com engenheiros, geólogos e arquitetos em campo executando o Plano Preventivo de Defesa Civil. Os protocolos estão sendo seguidos à risca para minimizar riscos e proteger vidas”, disse Macêdo.

As vistorias contaram com a participação de equipes técnicas de diversos órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, como Seman, Seinfra, Limpurb, Desal, Sucop e Diretoria de Iluminação Pública.

Deixe um comentário

Notícias Relacionadas

Redes Sociais

Categorias

Precisa de ajuda?