O carnaval está na porta e o sistema elétrico que leva a energia para a folia foi reforçado pela Neoenergia Coelba, com investimento superior a R$ 12 milhões. A distribuidora concluiu obras estruturantes e manutenções preventivas nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, além de garantir um esquema especial de equipes durante os dias de folia. Outra novidade para o Carnaval de 2025 é a parceria entre Carlinhos Brown e a Neoenergia Coelba para conscientizar a população sobre a segurança com a rede elétrica. As informações foram divulgadas em evento realizado na manhã desta quarta-feira (12).
A principal novidade deste ano é a construção de uma rede exclusiva e reforçada para o circuito Barra-Ondina. A rede tem 2,2 quilômetros de extensão e, no trecho da Av. Oceânica, é totalmente subterrânea, o que diminui a possibilidade de interferências externas. O novo sistema também permite que haja maior flexibilidade operacional, com mais possibilidades de transferência de carga e normalização do fornecimento em tempo reduzido.
O Superintendente de Operações da Neoenergia Coelba, Leonardo Silva, afirmou que é um investimento onde terá uma rede elétrica exclusiva para atendimento do carnaval de Salvador. “Nós temos uma subestação que vai atender exclusivamente a região da Avenida Oceânica”, disse o Superintendente.
Segundo Leonardo, a Neoenergia também atua de forma preventiva com a inspeção de 350 quilômetros de rede elétrica e a realização de mais de 1300 podas de árvores próximas a rede, além de toda a estruturação de manutenção preventiva.
A Neoenergia conta com a atuação 24 horas do Centro de Operações, nos sete dias da semana e no período da folia haverá uma estruturação especial das equipes para os circuitos de carnaval, Barra-Ondina, Campo Grande e nos bairros onde são realizados eventos carnavalescos.
Serão cinco poligonais no Circuito Barra-Ondina, com início próximo ao Farol da Barra, passando por todo o circuito e finalizando nas Gordinhas. E mais quatro poligonais de atendimento no circuito Campo Grande, próximo à Ladeira da Montanha, Praça Castro Alves, com passagem pelo estacionamento São Raimundo e pela Carlos Gomes, até chegar próximo do Largo do Campo Grande. Haverá também uma equipe especializada em rede subterrânea na atuação do Polo Batatinha, na região do Terreiro de Jesus.