Na abertura da 3ª edição da ConstruNordeste, nesta quarta-feira (15), o prefeito Bruno Reis ressaltou o papel estratégico da construção civil na geração de empregos e no crescimento econômico de Salvador. O setor é hoje o segundo que mais emprega na capital baiana, com saldo positivo de 5 mil novos postos de trabalho somente em 2025, segundo dados do Caged.
O evento, considerado o maior da construção civil no Norte e Nordeste, acontece até sexta-feira (17), no Centro de Convenções, reunindo mais de 200 expositores, 45 palestrantes e expectativa de 35 mil visitantes, consolidando Salvador como hub regional de inovação e negócios no setor.
Durante seu discurso, Bruno Reis destacou os R$ 5 bilhões investidos pela Prefeitura em obras públicas nos últimos anos, o que atraiu mais de R$ 20 bilhões em investimentos da iniciativa privada na capital. Ele também apontou o avanço da cidade em segurança jurídica e modernização dos processos de licenciamento, com destaque para a adoção da tecnologia BIM.
“Hoje, a construção civil responde por 13% das carteiras assinadas no país. Em Salvador, temos mais de 62 mil empregos diretos no setor, que está se consolidando como pilar da nossa economia”, afirmou.
A gestão municipal já licenciou mais de 40 mil unidades habitacionais e 300 empreendimentos comerciais desde o início do mandato de Bruno Reis, refletindo o crescimento acelerado da construção na cidade.
Estiveram presentes na cerimônia autoridades como a vice-presidente da Caixa, Inês Magalhães; o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos; e lideranças nacionais da indústria da construção como Renato Correia (CBIC) e Ricardo Alban (CNI).
A ConstruNordeste 2025 tem como foco a industrialização da construção civil, com debates sobre automação, impressão 3D, construção híbrida, sustentabilidade e os efeitos da reforma tributária no setor. Também serão realizadas rodadas de negócios nacionais e internacionais ao longo dos três dias.

