Economista Pablo Souza assume secretaria de mobilidade 


A Secretaria de Mobilidade (Semob) da Prefeitura de Salvador, tem a partir desta quarta-feira (5), um novo titular: o economista Pablo Souza foi nomeado pelo prefeito Bruno Reis como gestor da pasta no lugar de Fabrizzio Müller, que deixa o cargo após quatro anos. 

Ex-diretor de Planejamento da própria Semob, Pablo assume o posto com a missão de manter os avanços conquistados pela capital baiana nos últimos 12 anos, como a ampliação do BRT e o aumento das frotas de ônibus elétricos e renovação dos veículos com ar-condicionado.

Durante a transmissão do cargo que ocorreu no Palácio Thomé de Souza. O prefeito Bruno Reis destacou Pablo como quadro técnico da área, com experiência inclusive na Prefeitura: “É o melhor nome dentre os que avaliamos. Já trabalhou aqui conosco e realizou um grande trabalho à frente da diretoria. Conhece não só o BRT, mas também a modelagem do transporte para grandes eventos, como a Copa do Mundo e o Carnaval”. Acima de tudo, conhece a fundo a realidade do transporte público de Salvador”, disse.

Enquanto diretor da Semob, Pablo Souza trabalhou diretamente na implantação de projetos estratégicos, como o BRT Salvador, um dos principais projetos de transporte público da cidade, o Plano Cicloviário, que expandiu a malha de ciclovias e ciclofaixas, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, e a operação do Carnaval, onde coordenou a logística de deslocamento para milhões de foliões ao longo dos últimos 12 anos.

O novo secretário de Mobilidade colocou como uma das suas prioridades elevar o ritmo da renovação da frota de ônibus: “Salvador já alcançou a marca de 40% dos seus ônibus com ar-condicionado. E o prefeito já nos deu a tarefa de, ainda neste ano, alcançar a meta de 70% da frota com ar-condicionado. Até o final de fevereiro, vamos finalizar a entrega de mais 114 ônibus para Salvador”, disse em seu discurso de posse.

*Balanço* – Nos últimos 12 anos, Salvador investiu em infraestrutura e na modernização do transporte público. Entre os avanços, destacam-se a renovação de frota, que na última semana a cidade chegou a um total de 648 novos ônibus com ar-condicionado entre veículos convencionais e 77 do BRT. O município hoje também conta com o maior terminal público de recarga de ônibus elétricos do Brasil e a terceira maior frota de ônibus elétricos.

Em seu discurso de despedida, Fabrizzio Müller destacou a operação do BRT. Ele revelou que o modal chegou, em dezembro passado, à marca de 1,5 milhão de passageiros transportados por mês. “Com as novas linhas iniciadas agora e as que serão adicionadas, chegará facilmente, até o final deste ano, a mais de 2 milhões de passageiros por mês. Tudo isso só mostra que trazer esse modal para cá foi uma decisão acertada do município, mudando a cara do transporte público da cidade, oferecendo mais segurança e conforto à população”, disse.

Deixe um comentário

Notícias Relacionadas

Redes Sociais

Categorias

Precisa de ajuda?