A insatisfação dentro do diretório municipal do Progressistas (PP) em Salvador ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (11), quando o vereador Muniz, durante sessão ordinária, convidou publicamente parlamentares descontentes a migrarem para o PSDB. A fala acontece em meio às críticas de vereadores do PP, que cobram o cumprimento de acordos feitos antes das eleições.
“Eu acho que esse assunto deve ser tratado internamente. Mas, já que você [vereador Sidninho] está dizendo que o partido não está fazendo o que combinou, pode ter certeza que o PSDB está de braços abertos”, declarou Muniz no plenário.
Em entrevista coletiva, o tucano ampliou a proposta, afirmando que a legenda está aberta para qualquer vereador que se sinta insatisfeito com seu atual partido. “O PSDB está de portas abertas para qualquer que seja o vereador que esteja insatisfeito e que enxergue no nosso partido uma alternativa não só para sua carreira política, mas também para o bem do povo de Salvador. Antes de qualquer coisa, o PSDB pensa em resolver os problemas da cidade”, disse Muniz.
A insatisfação dentro do PP se intensificou após o vereador Sidninho cobrar publicamente o presidente do partido, Cacá Leão, pelo não cumprimento de compromissos assumidos antes do pleito. Segundo Sidninho, havia um acordo para que João Leão, pai de Cacá, cedesse sua vaga de deputado federal e para que um representante do PP fosse indicado para um cargo estratégico na administração municipal.
“Eu tenho uma relação histórica e política e não falto com a minha palavra. Então, quando a gente falta com a palavra, a gente tem que ser cobrado”, declarou Sidninho. O vereador também indicou que a debandada dentro do PP pode ser iminente. “Tenho certeza de que cinco vereadores farão muita falta ao partido. Estamos abertos ao diálogo, mas já buscamos uma nova casa.”
Caso a saída dos vereadores se concretize, o cenário político na Câmara Municipal de Salvador será impactado. Com cinco parlamentares eleitos, o PP pode perder força na Casa, abrindo espaço para a entrada dos suplentes Sandro Bahiense e Tiago Queiroz, este último liderança do Subúrbio Ferroviário.
Entre os possíveis dissidentes, além de Sidninho, estão Jorge Araújo, Sandro Filho, Maurício Trindade e George “O Gordinho da Favela”. O desfecho da crise no PP ainda é incerto, mas a movimentação política pode redesenhar os blocos dentro da Câmara e afetar alianças estratégicas para a gestão municipal.