A Prefeitura de Salvador promoveu, na tarde desta terça-feira (4), mais uma edição da Jornada Pedagógica, evento que marca oficialmente o início do ano letivo na rede municipal de ensino. A programação aconteceu no Cerimonial Rainha Leonor – Pupileira, no bairro de Nazaré, e contou com a presença do prefeito Bruno Reis, do secretário municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas e do secretário de governo Cacá Leão.
Este ano, o tema central do evento é “Direito à Aprendizagem: Construindo Caminhos para Alfabetizar na Perspectiva de uma Educação Inclusiva e Antirracista”, refletindo o compromisso da gestão municipal com a promoção de práticas pedagógicas que valorizem a diversidade e a equidade nas salas de aula.
A abertura contou com a palestra da professora e doutora em Química pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Bárbara Carine Soares Pinheiro, que também é empresária e reconhecida por sua atuação em defesa de uma educação antirracista. Ela ministrou a conferência “Como ser um Educador Antirracista”, trazendo reflexões e práticas para os profissionais da rede municipal.
Além da palestra magna, o evento foi enriquecido com apresentações culturais da Mostra Criativa Salvador de Arte, Educação e Cultura Negra, que este ano teve como tema “Por uma Educação Antirracista: Compromisso, Afeto e Vivências”. O espetáculo foi composto exclusivamente por performances de estudantes das escolas municipais, destacando o talento e a diversidade cultural presentes na rede.
A Jornada Pedagógica é um espaço de formação continuada para os educadores da cidade, promovendo debates, trocas de experiências e o fortalecimento das políticas públicas educacionais que visam garantir o direito à aprendizagem de todas as crianças e adolescentes da capital baiana.