Vereador Jorge Araújo cobra responsabilidade de blocos para pagamento imediato dos cordeiros


Pauta batida, todos os anos no carnaval de Salvador, a falta de comprometimento dos empresários e donos blocos com o pagamento da diária dos cordeiros, foi tema de sessão, na tarde desta segunda-feira (10), no plenário da Câmara Municipal de Salvador.

Em discurso pautado na sensibilização, o vereador Jorge Araújo (PP), pediu compromisso e responsabilidade com o pagamento da categoria. “Há mais de 10 anos, eu faço matéria no carnaval e vejo ali o sofrimento dessas pessoas. Não sei o que passa pela cabeça de donos de alguns blocos, que ganham e levam muito dinheiro, e não conseguem realizar o pagamento desses cordeiros, que vão ali para o carnaval, e quando chegam à madrugada, que acabam os circuitos, muitas das vezes têm que dormir ali, no Campo Grande ou em Ondina pra ganhar seus 80 ou 100 reais”. Bradou.

Os cordeiros sao os profissionais que seguram as cordas e separam o bloco do folião pipoca, além de cercar o trio elétrico para segurança dos associados dos blocos.

Enfatizando a importância dos trabalhadores para garantir a segurança dos foliões, o edil completou. “A gente pede encarecidamente que haja uma maior sensibilidade por parte de vocês. Houve o percurso, aconteceu, o cordeiro trabalhou, pague pra que ele possa voltar o mais rápido para o seu lar, voltar pra sua casa, pra que ele possa ter o momento de descanso e depois voltar para o seu trabalho”. Concluiu.

No mês passado, visando a aproximação da festa em 2025, o Sindicato de Cordeiros de Salvador (Sindicorda) realizou uma mobilização com o objetivo de buscar um aumento de 27% no valor das diárias pagas.

O presidente do Sindicorda, Matias Santos, explicou que a expectativa é alcançar um reajuste para sair dos R$ 80, valor pago no ano passado e a aproximar dos R$ 100.

Deixe um comentário

Notícias Relacionadas

Redes Sociais

Categorias

Precisa de ajuda?